Informações atualizadas em: 03/11/2022 17:07:27
Através de atendimentos individualizados e/ou em grupos e visitas domiciliares realizados pela equipe técnica do CRAS, atua com ações que consiste em atender a família, acolher e entender qual o seu contexto, elencando vulnerabilidades e traçando estratégias para suas demandas
Após a escuta/acolhida o Técnico de Nível Superior (Assistente Social e/ou Psicólogo) traça estratégias para resolução da demanda identificada, como por exemplo, identificando se trata de caso de atendimento ou acompanhamento com construção do Plano de Acompanhamento Familiar, além de encaminhamentos para a rede intersetorial, como educação e saúde, ou para própria rede socioassistencial. Faz concessão de Benefícios Eventuais, tais como cesta básica, auxilio natalidade, auxilio funeral, aluguel social, segundas vias de documentos, entre outros, uma vez identificada a vulnerabilidade da família numa visão integral.
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é um equipamento público no qual são ofertados Serviços, Programas e Benefícios socioassistenciais com o objetivo de prevenir situações de risco e de fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Os serviços ofertados no CRAS, entre outros são:
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF);
Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV).