Apresentação
Missão
Planejar, coordenar, articular, executar e monitorar a política pública de Assistência Social, meio de um conjunto integrado de ações para garantir proteção e direitos sociais às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social.
Visão
Ser excelência na gestão da Política de assistência social, consolidando o Sistema Único de Assistência Social (SUAS);
Ser referência na defesa, na garantia de direitos e na prestação de Serviços, dos Programas, Projetos e Benefícios às famílias de Morrinhos-CE, orientados pela Política Nacional de Assistência Social (PNAS), Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Valores
Atribuições da Secretaria
Afiançar a vigilância socioassistencial e a garantia de direitos como funções da política de assistência social.
Assegurar a oferta dos serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social
Consolidar a gestão compartilhada, o cofinanciamento e a cooperação técnica entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios que, de modo articulado, operam a proteção social não contributiva e garantem os direitos dos usuários.
Definir os níveis de gestão, de acordo com estágios de organização da gestão e ofertas de serviços pactuados nacionalmente.
Estabelecer a gestão integrada de serviços e benefícios.
Estabelecer as responsabilidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na organização, regulação, manutenção e expansão das ações de assistência social.
Implementar a gestão do trabalho e a educação permanente na assistência social.
Integrar a rede pública e privada, com vínculo ao SUAS, de serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social
Orientar-se pelo princípio da unidade e regular, em todo o território nacional, a hierarquia, os vínculos e as responsabilidades quanto à oferta dos serviços, benefícios, programas e projetos de assistência social.
Reconhecer as especificidades, iniquidades e desigualdades regionais e municipais no planejamento e execução das ações.
Respeitar as diversidades culturais, étnicas, religiosas, socioeconômicas, políticas e territoriais.
Atribuições do Gestor
Ética;
humanização
respeito
transparência;
Valorização dos cidadãos e também dos profissionais da assistência social;