NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

#Agenda POR ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Cultura Há 3 dia(s)

22 de novembro - Dia do Músico

Parabéns aqueles que, com sua música, tocam a nossa alma e transformam o mundo em melodi [...]

#Transparência Há 4 dia(s)

Município de Morrrinhos Conquista o Selo Diamante no Programa Nacional de Transparência Pública

Morrinhos Brilha Como um Diamante na Transparência Pública! Morrinhos reafirma seu luga [...]

#Infraestrutura Há 5 dia(s)

Assinatura da Ordem de Serviço Para a Construção do Sistema de Abastecimento de Água da Localidade de Bom Princípio.

O Governo Municipal de Morrinhos, por meio da Secretaria de Agricultura, Recursos Hídric [...]

#Datas Há 5 dia(s)

20 de novembro - Dia da Consciência Negra

Respeitar a nossa identidade cultural é reconhecer a história e a força do povo brasilei [...]

#AssistênciaSocial Há 6 dia(s)

Cronograma de Entrega do Vale Gás Social em Morrinhos.

Cronograma de Entrega do Vale Gás Social em Morrinhos. Fiquem atentos às datas e locai [...]

#Datas Há 10 dia(s)

15 de novembro - Dia da Proclamação da República

Uma nação forte se faz com democracia, justiça social e liberdade! 15 de novembro - [...]

#AssistênciaSocial Há 11 dia(s)

Inauguração do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no Distrito de Sítio Alegre.

O Governo Municipal de Morrinhos, através da Secretaria de Assistência Social, convida t [...]

#Saúde Há 13 dia(s)

Novo Esquema Vacinal Contra a Poliomielite.

Novo Esquema Vacinal contra a Poliomielite! Para crianças menores de 5 anos, de acor [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito