Francisca Girliane Araújo Teixeira, professora, casada, nasceu em 16 de Dezembro de 1978 em Bela Cruz Ceará, filha de José Vilmar Teixeira e Mônica Maria Araújo Teixeira Concluiu o ensino médio pedagógico no Instituto Imaculada Conceição. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e especialista em Gestão da educação pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
Desde muito cedo começou a atuar na docência. Teve sua primeira experiência em sala de aula na escola municipal José Ludgero da Silveira em 1997, posteriormente atuou como professora na escola estadual EEF de Bela Cruz, atual Monsenhor Odécio e no Colégio 22 de Agosto em Fortaleza.
Em 2003 lecionou Física e Química na EEM Professora Marieta Santos. De 2004 a 2008 atuou como professora no Instituto Imaculada Conceição e em 2007 como professora na EEM Júlio França.
EM 2009 foi empossada como professora da rede municipal de Bela Cruz, atuando nas escolas da rede. De 2005 a 2010 foi presidente da APAE de Bela Cruz, prestando um serviço de grande relevância social.
De Janeiro a março de 2009 trabalhou na secretaria de Assistência social e no mês de Março foi nomeada diretora da EEEP Júlio França onde permaneceu até 31/12/2020.
Girliane é responsável por liderar a esquipe da EEEP Júlio França por 13 anos, transformando a instituição em referência em educação nacional e internacional. Neste período a escola contribuiu com a inserção de diversos jovens tanto no mercado de trabalho com na universidade. Por diversas vezes a escola foi destaque na região (3ª Crede), no estado e no Brasil por qualificar os indicadores de aprendizagem. Em 2020 a escola ficou entre as 5 melhores do estado e entre as 30 melhores do Brasil na média do Enem.
Acresce a isso as inúmeras participações e premiações nos maiores eventos científicos do Brasil, como o Mostra Internacional de Ciências e Tecnologia (Mostratec) no Rio Grande do Sul e na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) na Universidade de São Paulo. Internacionalmente a escola participou de 5 eventos nos Estados Unidos, dentre eles destaca-se três participações na Intel ISEF, considerada a maior feira de Ciências do Mundo.
A garantia de uma educação de qualidade com equidade fez com que Girliane participasse de diversos eventos educacionais pelo Brasil e mundo afora. Em 2013, a escola conquistou o 2º lugar do estado no prêmio gestão escolar, em virtude disso fez intercâmbio em Recife.
Em 2015 a escola conquistou o 1º lugar do Ceara no Prêmio Gestão. Girliane participou do seminário de gestores em Brasília como referência em Gestão. No mesmo ano a escola conquistou o Prêmio Professores do Brasil do Ministério da Educação, considerado um dos maiores prêmios da educação brasileira.
Em agosto de 2016, a convite do Instituto Unibanco e escola de aprendizes participou do seminário Internacional sobre equidade e educação integral (São Paulo).
Em novembro de 2016, pelo fato da escola ter conquistado o Prêmio Gestão Escolar fez um intercâmbio internacional que contou com uma semana de imersão em Brasília e depois 15 dias nos Estados Unidos visitando escolas dos estados de Washington, Nova York e Minessota.
Em 2017 participou no Bett educar, evento que aconteceu em São Paulo Já em 2018 a escola recebeu o prêmio DESTAQUE ESCOLA QUE CRESCE GENTE que faz por ter conquistado um dos maiores crescimento no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará SPAECE.
Em 2021, assumiu a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto do Município de Morrinhos/CE.
Girliane é uma líder educacional que sempre reforçou a importância da sintonia de todos os atores da escola. Sempre vivenciou na prática a lição de uma boa líder: saber ouvir e aprender com os outros. Essa lição é perceptível tanto em seu perfil profissional quanto no pessoal. É uma mulher de fibra e propósito, que sempre atuou com discernimento, prudência e sabedoria.